Entre as figuras marcantes da freguesia do Arrabal, ressalta o nome do Cónego Sebastião da Costa Brites, nascido no Vale de Santa Margarida, Arrabal, em 04/01/1885, que estudou os preparatórios em Leiria e fez a Sagrada Teologia em Coimbra, onde foi Subdiácono a 09/12/1919, Diácono a 10/06/1926, sendo Presbitero em 10/12/1917.
Colocado na Marinha Grande, na qualidade de Prior, desenvolveu a sua actividade religiosa durante pouco tempo. Depois dali, saiu para se hominizar em França em 1912.
Seguidamente rumou para a Alemanha onde desenvolveu os estudos da língua, ao ponto de ter traduzido para Português os livros "Fátima a Lourdes Portuguesa" e "Fátima da Autoridade Eclesiástica", do Dr. Luis Fisher, Professor na Universsidade de Bamberg. Da Alemanha seguiu para a Austria e frequentou a Universidade de Innsbruck, onde teve como professor o famoso psicanalista Sigmund Freud. Aqui se doutorou em Direito Canónico.
Regressou a Portugal e foi nomeado Prior da Sé de Leiria, onde viria a ser Cónego em 1943. Entre outras distinções, foi ainda Vigário da Vara de Leiria, membro do Cabido e Vice-Consul da Espanha em Leiria. Foi professor dc Alemão no Seminário da cidade e nas reuniões do Clero, sempre que o assunto versava Moral ou Direito Canónico, a sua palavra era a mais respeitada. Considerado por todos uma figura simples, apesar das muitas honrosas distinções vivia cuidando dos pobres, afim de os ajudar a minorar o sofrimento. A sua casa era Sé, onde habitava nos claustros frios do lado nascente. Perito em Teologia, nunca fez, apesar disso, uma única homilia na Sé. O Cónego Sebastião da Costa Brites, figura de relevo na freguesia do Arrabal viria a falecer, confortado com os últimos sacramentos, em 19/10/1948 com 63 anos de idade. As exéquias compareceu numeroso púlico da cidade e arredores, e no funeral, dizem aqueles que o acompanharam á sua última morada, era uma multidão tão grande que jamais tinha sido excedida no passado em Leiria.
Questions or Comments Please
E-mail: Webmaster |