Ermida de São Miguel
Situada no alto que lhe deu o nome, a ermida pertencia á cerca do Convento de São Francisco onde por muitos anos esteve situada a Companhia Leiriense da Moagem. Atribuindo-se a sua fundação, no ano de 1691, esta ermida foi profanada em 1834, aquando das tropas liberais em Leiria.
A capela sofreu muitos estragos sendo esta restituida ao culto por devoção particular. De novo profanada, foi vendida mais tarde a um particular de nome José Leitão, que dela teria feito uma adega, plantando vinha nos terrenos à sua volta. A primeira colheita inutilizou-se, uma moléstia chamada Floxera destruiu toda a plantação.
Por muitos anos a Capela ficou em ruinas. Muito mais tarde passou de proprietário, David da Silva, que a transformou em habitação. Em nossos dias é seu proprietário o senhor Coronel Rui de Carvalho dos Santos. Leiriense e figura muito respeitada na nossa cidade, ali tem feito muitos melhoramentos, não só na habitação, mas também nos terrenos de cultivo.
Daquele alto chamado de São Miguel desfruta-se um deslumbramente panorama, vendo-se lá ao fundo, a cidade e o seu majestoso e altaneiro castelo.
Questions or Comments Please
E-mail: Webmaster |