Make your own free website on Tripod.com


Leiria e a sua Região

Por toda a região de Turismo Leiria/Fátima, o homem foi erguendo traços da sua presença, dotando-a de um invejável património arquitectónico.

O Mosteiro de Santa Maria Victória, na Batalha, revela-se como uma das mais notáveis criações da arquitectura gótica nacional. Classificado como o anterior, Património Mundial pela Unesco, refira-se também o Mosteiro de Alcobaça, tratando-se da maior igreja do País em estilo romano-gótico.

Lembrando histórias de cristãos e mouros, os castelos são outros dos recursos a explorar. Mencione-se o vestuto castelo de Pombal, localidade que daria o título ao Marquês da reconstrução de Lisboa, e o original castelo apalaçado de Porto de Mós. Em Leiria, altaneiro, o castelo abre uma vista magnífica para a cidade, que vale a pena percorrer devagar. Também a cidade de Ourém outrora vila medieval, classificada como imóvel de interesse público, envolve no seu perímetro amuralhado um belíssimo castelo.

As praias estendem-se por todo a costa. Da Praia de Pedrogão, próxima da Lagoa da Ervideira, à Praia da Vieira, da sofisticada praia de São Pedro de Moel à tranquilidade plena da Praia do Salgado: Na Nazaré, o casario branco que alberga a memória ainda viva das mulheres vestidas de negro pela longa praia. O Sítio é o miradouro privilegiado sobre este fantástico postal. São Martinho do Porto, que em tempos foi quase um mar interior, abrigo de navios de alto porte, é hoje uma deslumbrante concha de águas suaves.

Rica em grandes áreas naturais, a Região partilha um espaço gigantesco de área protegida, de cerca de 34,000 hectares, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Outro pulmão da zona é o Pinhal de Leiria, tendo sido plantado por Afonso III e amplamente alargado por D. Dinis, o rei Lavrador. A Mata Nacional do Urso e Serra do Sicó, ajudam a completar o leque desta interessante oferta natural.

O termalismo encontra na Região um elevado expoente nas Termas de Monte Real, indicadas para o tratamento de doenças do aparelho digestivo, musculo-esqueléticas e do aparelho respiratório.

Ainda nesta Regiâo se ergue um dos lugares mais conhecidos e frequentados do mundo, o Santuário de Fátima. Nos dias 13, de Maio a Outubro, a multidão chega a atiingir centenas de milhares.

(In Páginas Amarelas Leiria Concelho 2002/2003)

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.