Make your own free website on Tripod.com

Sé de Leiria


Sé de Leiria

Situada perto do Castelo, a Sé de Leiria começou a ser construída em 1550, num projecto do arquitecto Afonso Álvares, levando ao desenvolvimento da cidade à sua volta.

A sucessão de bispos fez com que esta obra recebesse sucessivos acrescentos e alterações, sobretudo a da fachada principal que ficou muito danificada no terramoto de 1755. Da fachada primitiva ficaram apenas os três frontais da entrada.

No interior, a catedral é composta por três naves principais e três capelas. A Capela do Baptistério, na nave lateral esquerda, tem uma pia baptismal monolítica e na Capela-Mor destaca-se o retábulo do altar mor com quatro painéis da autoria de Simão Rodrigues.

O Claustro, situado por trás da capela-mor, é constituído por três galerias, um pátio interior, onde se destaca o tradicional poço.

A sacristia, situada na galeria lateral direita, é decorada com painéis de azulejo, do séc.XVII, e tem no seu interior um fontanário.

No exterior, a Sé de Leiria é antecedida por um grande adro, com escadaria ondulada e foi mandado construir por D. Pedro de Castilho.

A sua torre sineira tem a particularidade de se encontrar separada da Sé, numa das antigas portas do Castelo.

Região de Turismo Leiria Fátima

Igrejas de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.