Make your own free website on Tripod.com

Ermida de Santo António do Carrascal

Levantava-se esta Ermida no monte do Carrascal, ao lado do cemitério. Uma secular tradição dá-nos conta que o santo milagreiro, quando de Lisboa vinha a caminho de Coimbra, repousara naquele monte à sombra de uma oliveira e que o povo daquele lugar levantou essa ermida em lembrança do santo.

Diz-se que desceu ao povoado e foi banhar-se nas águas da Fonte Quente. Numa lápide que existia na Ermida lia-se:

"Glórioso Santo entraremos nesta vossa casa e admiraremos o lugar onde estiveram vossos pés. Lembramos que veneras Nossa Senhora da Encarnação".

A Ermida de Santo António do Carrascal foi profanada no tempo de D. Manuel de Aguiar. Um passado não muito longinquo, conservam-se ainda na capela-mor as quinas, aesfera armilar e a cruz de Cristo, caracteristicas do gótico manuelino, cujo arco da capela-mor, ornamentado profusamente com parras e cachos de uva de excelente burilado.

Assim foi reconstruido e situado no coro da Igreja de Nossa Senhora da Pena no Castelo e ainda hoje se comenta o ter sido coocado naquele local, pois nada tem a ver com esta Igreja. No ano de 1942 já nada existia da Ermida de Santo António do Carrascal, tudo ficou reduzido a entulho.


Basílio Artur Pereira

Igrejas de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.