Make your own free website on Tripod.com

Capelas da Cidade do Lis

Três Capelas leirienses cuja presença em nossa cidade o tempo apagou ou deixou apenas alguns vestígios.


Capela de Nossa Senhora da Graça

Esta Capela pertencia inicialmente à Igreja de São Martinho, mas após a demolição deste templo foi reconstruída no extremo do prédio onde estava instalada a extinta Assembleia Leiriense.

Tinha uma confraria que esteve primeiramente na Igreja de São Pedro e se mudou para a de São Martinho em 1389. Talvez que esta reconstrução se ficasse devendo ao facto de esta Capela ter anexa uma albergaria cujas obrigações vieram a passar para a Misericórdia no ano de 1721, ainda era administrada pela Santa Casa. A planta de 1809 marca a sua situação com todas as indicações de estar aberta ao público.

Pouco depois passou para a posse de uma irmã do Deão Francisco Xavier de Figueiredo, que a ornamentou com grande magnificência. Anteriormente a Misericórdia doara ao mesmo Deão umas casas anexas à Igreja que foi profanada durante as lutas liberais.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela do solar da família Ataíde no Terreiro ou Largo Cândido dos Reis. Na pardieira da porta sob uma cruz tem a data de 1711. Vem assinalada na planta de Leiria de 1809.

Capela da Nossa Senhora da Anunciação

Era no palácio dos Condes de Valadares, quase na embocadura da Rua D. Dinis. Esta chamava-se em 1809 de Dona Mexia ou dos Banhos por estabelecer a ligação da Praça com o antigo Largo dos Banhos.

Depois das Invasões Francesas ainda nela se dizia missa. Ignoramos a data certa do seu desaparecimento, mas supomos que ainda existia em 1834.


Basílio Artur Pereira
Igrejas de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.