Make your own free website on Tripod.com

Capela de São Braz

Estava situada no Largo Cândido dos Reis, vulgo Terreiro. Quando do terramoto já a capelinha de São Braz tinha essa evocação e nela existia a Irmandade do Terço por acção de graças da cidade ter escapado ao grande sismo.
Em lembrança a esse acontecimento, passou a fazer-se uma série de procissões que durante nove noites, iam de São Brás à Sé. Como se realizava de noite deu origem a vários desacatos e a ser motivo de brincadeira para o rapazio. Foi proíbida no ínicio do século XIX pelo cónego vigário José Fernandes de Carvalho e Maia.
A igreja foi expropriada pela Câmara Municipal para ficar no alinhamento de um projectado arruamento que nunca foi concluido e veio a ser vendida a um particular, transformando-se em edifício utilitário, destinado a habitação e comércio. Bem me lembro, são passados 80 anos e essa capela transformada em depósito de ferro velho.
Quando saía da escola de Santo Estevão corria com os meus companheiros para o Terreiro, iamos jogar à bola e ainda outros jogos que se praticavam naquele tempo.
Assim passávamos em frente da extinta capela, lá estava um homem de certa idade tomando conta do referido depósito.
Recordo aí pelos anos 1925 - 30 lá ter existido um café cujo proprietário, um senhor chamado Poças, se nos não falha a memória, assim deu lugar a um consultório médico do leiriense doutor Acácio da Luz. Figura um pouco carismática mas muito deu à nossa cidade. Hoje é um café bar.

Basílio Artur Pereira

Igrejas de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.