Make your own free website on Tripod.com

Ermida de Nossa Senhora dos Anjos

Era no sítio onde estava situado o velho Hospital D. Manuel de Aguiar. Sendo derrubada por este prelado em 1798, seu nome perdura ainda no topomínia local. Assim, se chama Bairro dos Anjos ao casario da margem direita do Rio Liz em volta do edíficio hospitalar.

Não se sabe quando foi fundada esta Ermida, anterior certamente à edificação da diocese, visto que a sua fábrica era da Obrigação do Prior-Mor de Santa Cruz. Caíu em ruinas em 1626, pelo que foi então reconstruida. Quando se procedeu à sua demolição em 1798 encontraram-se ossadas humanas que tiveram condigna sepultura no Adro da Sé.

Um velho manuscrito dá-nos conta que esta igreja havia um altar de Nossa Senhora da Nazaré, cuja mordomia festejava a Senhora com toiros e fogo e ia com Bandeira ao sítio da Senhora, a cinco léguas de distância. Todos os mordomos montados a cavalo com trombetas e mais festejos.

Tem este Bairro (dos Anjos) passado de mal a pior: a pá e a picareta têm destruido ao longo do tempo seu casario e toda a sua velha, mas harmoniosa beleza. Nem por isso os seus habitantes deixaram alguma vez ficar pelo caminho a sua velha e secular tradição, fiel herança dos seus antepassados.

Basílio Artur Pereira

Igrejas de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.