Make your own free website on Tripod.com

Canudos de Leiria


Ingredientes:

200 gramas de farinha de trigo fina
1 colher de sopa de manteiga
meia colher de banha
9 gemas de ovo
300 gramas de açúcar
1 dl. de água
2 fatias de pão de trigo

Massa:

Coloque a farinha num alguidar, faça um buraco no meio e deite as gorduras. Mexa até ficar tudo absorvido. Deite a água quente sem ferver e amasse bem. Estenda a massa na mesa até ficar fina. Faça uma bola e ponha,a numa tábua, tapando-a com um guardanapo e um pano molhado bem espremido, para a massa não adquirir côdeas. Deixe-a descansar uma hora.

Estenda a massa com um rolo, corte-a em pedaços e enrole-a em tubos de cana meio seca, do tamanho de um dedo, fechando os canudos da massa numa das extremidades. Frite estes canudos em óleo fervente, secando-a por fim, em papel absorvente.


Recheio:

Bata bem 8 gemas e passe-as por uma peneira. Ponha 200 gramas de açúcar com um pouco de água ao lume até chegar ao ponto de espadana. Retire o açúcar e deixe-o correr em fio fino e sem interromper sobre as gemas, mexendo com uma colher de pau.

Leve novamente ao lume durante 3 minutos, mexendo sempre. Leve mais 100 gramas de açúcar ao lume, até fazer ponto de pérola.

Retire-o do lume e acrescente-lhe duas fatias de pão de trigo esmagado. Mexa até ficar tudo bem embebido. Misture nos ovos moles sem deixar de mexer.

Encha os canudos com este recheio e ficam prontos a servir.

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.