Make your own free website on Tripod.com

Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos
O Concelho de Figueiró dos Vinhos foi fundado em 1204, por D. Pedro Afonso, filho natural de D. Afonso Henriques e alferes-mor do rei, seu irmão D. Sancho I.

D. Manuel renovou-lhe aquele primeiro foral em 1541, época em que o concelho atinge uma apreciável prosperidade económica, donde resultou o incremento urbano da vila, ainda visível nos edifícios da zona histórica e seus envolventes.

Na centúria seguinte, foi reconstruída a Igreja Matriz, já de cunho renascentista, de traço arquitectónico cuidado, destacando-se no seu interior várias obras de arte que se foram ali avolumando no século XVIII, com os esplendores do .

No século XIX, com as revoluções liberais, a população participa activamente nos novos ideários políticos, o que provoca o desencadear de inúmeras alterações e revoltas. A nobreza e o clero perdem então irremediavelmente o seu antigo estatuto e a nova burguesia em ascensão, adquire as grandes propriedades das antigas classes privilegiadas.

O novo “regime senhorial” irá imperar até meados do século XX, sempre baseado numa economia fundiária, reanimada por um grande incremento comercial nos anos trinta, época em que o tecido urbano da vila se renova com novas construções e novas avenidas, sendo de realçar a construção do Jardim-Parque, que lhe deu uma nova face, tanto ao gosto do estilo romântico, então ainda vigente no nosso país.

A decadência dos anos sessenta, ocasionada pela emigração e consequente baixa populacional, provocou a desertificação das aldeias serranas e um forte desequilíbrio económico.

Das épocas de prosperidade ficaram os monumentos quinhentistas e seiscentistas, sem dúvida decorrentes do enriquecimento de muitos nobres que seguiram rumos da expansão portuguesa além-mar.

Data desta época, o cofre de prata lavrada indo-português, pertencente à Igreja Matriz e que, pelo seu valor artístico, esteve patente na Europália que decorreu em Bruxelas em 1992.

In Cãmara Municipal de Figueró dos Vinhos
Concelho de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.