Make your own free website on Tripod.com


O Concelho Leiria

Na preferia importa visistar o Santuário Jesus dos Milagres, a maior estrutura barroca de peregrinação da região, com mármores embutidos e painéis de azulejos no seu interior. Para Sul de Leiria, destaca-se a Igreja Matriz de Parceiros, em estilo barroco, com ricas talhas douradas no altar-mor. E, em Maceira, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, século XVI com porta lateral manuelina, um retábulo renascentista com a Deposição de Cristo, azulejos mudejáres, púlpito e pia baptismal manuelina ou os solares do Amparo (Marrazes) e dos Guerras (Barreira). Como núcleos museológicos de crescente relevância, surge-nos a Casa-Museu João Soares, nas Cortes, o Museu Etnográfico do Freixial e o Museu Escolar de Marrazes.

A caminho do mar, passamos pela magnífica Estância Termal e antiga Vila Real de D. Dinis quando da plantação do Pinhal de Leiria, aproveitando as virtudes terapêuticas das suas águas já conhecidas e usados pelos romanos. Monte Real é uma estância de repouso e turismo muito movimentada nos meses de verão e cpmplementada com um elaborado plano de animação.

O cultivo do pinhal de Leiria teve ínicio no século XIII, intensificando-se no reinado de D. Dinis com o propósito de suster as areias e servir os interesses marítimos. Mais recente é a utilização de matérias-primas como combustível nos fornos vidreiros e metalúrgicos tal como a transformação de goma provenientes dos pinheiros no fabrico de artigos resinosos. No Norte do Pinhal de Leiria a Lagoa da Ervideira refresca as matas nacionais, antes de chegar por fim à única praia do concelho de Leiria - Praia do Pedrogão. Pressentimos a tradição da pesca, ora nos barcos típicos ora nas redes dos pescadores, e por todo o concelho descobrimos nas festas tradicionais das danças e cantares, os sabores da região.

(In Páginas Amarelas Leiria Concelho 2002/2003)

Concelho de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.