Make your own free website on Tripod.com

Colmeias

A freguesia do barro

Actualmente, Colmeias é dividida por 33 lugares. Por ordem alfabética, Agodim, Alfaiatas, Arneiro, Barracão, Barreiro (parcialmente), Bouça, Casal do Monte, Casal da Raposeira, Chã, Chumbaria, Confraria, Crasto, Eira Velha, Estrada da Bouça, Feijão (parcialmente), Galego, Gracios, Igreja Velha, Lagares (parcialmente), Lameiria, Laranjeira (parcialmente), Lourais, Monte, Outeiro do Crasto, Outeiro da Lameiria, Portela do Outeiro, Raposeira, Serra do Branco, Sapinha, Talos, Vale d'Água, Vale do Grou e Valongo estendem-se por uma zona norte do concelho, ocupando uma área total de 3.311 hectares.

Com uma população de 3.717 habitantes - de acordo com os últimos dados da Associação Nacional de Municípios Portugueses (AlVMP) - a freguesia tem em S. Miguel o seu orago. A agricultura, a pecuária e a indústria cerâmica constituem as actividades económicas com maior peso em Colmeias. Relativamente à última, destacam-se os barros brancos do Barracão (os melhores do País, segundo os especialistas), surgindo como principal recurso natural e utilizado no fabrico de porcelanas. Também o artesanato tem algumas raízes típicas em Colmeias, enumerando-se a cestaria em vime e os trabalhos em madeira.

O património arquitectónico e cultural de Colmeias tem na Igreja Matriz o seu principal foco edificado, à qual se juntam a Capela da Igreja Velha e as alminhas de S. Silvestre e da Senhora do Ó.

Para além destes, os Moinhos de Vento completam a lista de locais de interesse histórico e turístico da freguesia.
Colmeias está bem representada na esfera do associativismo, pelo menos em quantidade. Clube Desportivo e Recreativo «O Abelha», Associação Cultural e Desportiva «Igreja Velha», União Desportiva do Barracão, Clube Cultural, Recreativo Sete Arcos, Associação S. Mateus, Associação do Crato e a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Barreiro constituem o naipe de colectividades. Por outro lado, a Associação Humanitária «Os Amigos de Colmeias» desempenham um papel assinalável no que diz respeito a acção social.

In Revista Colmeias, Noticias de Leiria, edição 208, de 20 de Junho de 2003

Localidades do Concelho de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.