Make your own free website on Tripod.com

Batalha

O nome e a vida da Vila da Batalha é a história do seu Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

Assim não teriam passado três anos do dia 14 de Agôsto de 1385, data da Batalha de Aljubarrota, quando o Mosteiro começou a ser construído, no cumprimento do voto feito por D. João I à Virgem, de lhe dedicar um mosteiro se derrotasse o invasor castelhano nessa heróica batalha, decisiva para a consolidação da independência de Portugal e para o surgimento da nova dinastia de Avís.

O Mosteiro, hoje eleito pela UNESCO como Património da Humanidade, em rigor, não foi edificado no local do combate que se travou a 2 kms da Vila da Batalha, na localidade de S. Jorge, mas no pequeno vale do rio Lena, como as condições de vida do mosteiro o exigiam.

O Mosteiro da Batalha é o grande monumento do gótico final português, um dos primeiros onde se estreou a arte manuelina e uma das mais belas Igrejas da Europa do final da Idade Média. Os modelos do gótico flamejante, adoptados neste sumptuoso edifício, marcam o apogeu do estilo gótico e são um símbolo da arte do século XV.

Em redor, estende-se a Vila da Batalha, ainda com algum casario antigo, baixo, bem caiado de branco, de onde se destaca a torre da Igreja Matriz, templo mandado edificar por D. Manuel I em 1514, com planta de Mateus Fernandes, elegantemente decorado na fachada por um portal manuelino da autoria de Boitaca e, no interior, por uma capela-mor abobadada com dois retábulos renascentistas nas capelas laterais. A Capela da Misericórdia, nas traseiras da Igreja Matriz, é de inspiração Barroco-Joanina e data do século XVIII.

A poente da Estrada Nacional 1, situa-se a bela Ponte da Boutaca em estilo neo-gótico. Ainda, entre a Pousada e o Mosteiro, na Praça D. João I, rodeada de agradáveis esplanadas, jardins e casas alpendradas, eleva-se, no centro do vasto terreiro lateral do Mosteiro, o Monumento Equestre do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. A estátua, de 1968, recorda o heróico comandante do exército português que na Batalha de Aljubarrota derrotou um exêrcito invasor três vezes maior que o seu.

Concelho de Leiria

Questions or Comments Please E-mail: Webmaster
Copyright © 2000 Albri Software Designer. All rights reserved.